Home / cuidador de idosos / Organização para idosos

Organização para idosos

ORGANIZAÇÃO PARA IDOSOS

Como sabemos e temos assistido em depoimentos, entrevistas e estudo o aumento da longevidade da população, é fato!  Ter a  casa em ordem, bem como espaços adaptados torna possível uma maior acessibilidade e independência ao idoso, principalmente se ele ainda mora sozinho. Afinal sabemos que com a  idade o corpo vai ficando mais  frágil e os reflexos já não são mais os mesmos.

Seja morando sozinho, com familiares ou tendo um cuidador , manter a casa limpa e organizada vai promover maior bem estar prevenindo doenças e até mesmo acidentes domésticos. É muito importante o manter a vida social, os relacionamentos, continuar recebendo visitas e realizar as tarefas normalmente no dia a dia.

Certifique-se da necessidade de  fazer adaptações, na parte estrutural e dos móveis com objetivo de deixar o espaços da casa  mais livres, funcionais e com uma melhor circulação, visando evitar acidentes. Verifique os pisos  e tapetes para que sejam anti-derrapantes, barras de acessos em banheiros, corrimão em escadas, necessidade de criação de rampas, fixação dos móveis, e uma boa iluminação tanto natural como elétrica.

Abaixo algumas idéias para facilitar a organização e limpeza:

# 1-  COZINHA

Crie maior praticidade na cozinha, deixando tudo a mão e garantindo o alcance dos utensílios. Otimize todos os espaços dos armários que ficam mais na parte de baixo da cozinha . Nas partes superiores dos armários  coloque os utensílios que são pouco usados. Para evitar acidentalmente a ingestão de alimentos vencidos e que podem provocar uma intoxicação alimentar, fique de olho no prazo de validade dos itens da geladeira, freezer e despensa.

# 2- ARMÁRIOS E CLOSETS

Armários e closets bem organizados ajudam o idoso a entender o lugar de cada coisa e a encontrar objetos sem auxílio. Apesar de eventuais limitações, é importante que o idoso se sinta atuante. Inclusive ele pode executar algumas tarefas simples como limpar gavetas e reorganizar alguns itens dos armários. Avalie com cuidado as roupas que costumam sujar com mais facilidade, antes de retorná-las ao armário. E  as roupa de cama substitua semanalmente.

# 3- LIMPEZA DA CASA

Adote a limpeza diária da casa para tirar a desordem e manter a organização. Determine a faxina semanal / quinzenal ou mensal para uma limpeza mais profunda e detalhada de pisos paredes, cortinas,móveis, evitando acumulo de poeira e ácaros. Para manter um ambiente limpo e saudável e sem riscos é preciso descartar tudo que não tenha utilidade. É interessante separar os objetos que não são usados com frequência e deixá-los em local menos acessível.

#4- ROTINAS

Com as rotinas estabelecidas o dia fica mais previsível, possibilitando mais segurança, independência e autonomia para tomar medicamentos, ir para atividades físicas e realizar os tratamentos . Muitos idosos fazem usam medicações que requerem dosagens e horários rigorosos, isso deve ficar bem acessível com horários e dias que devem ser tomados. Importante checar frequentemente a validade dos medicamentos.  Para atividades e tratamentos , tenha uma agenda , ou faça uma lista mensal com  dias e horários dos compromissos pessoais (médico, dentista, fisioterapia etc). Faça o mesmo com os compromissos sociais ( aniversários, casamentos ETC ). Para pacientes dependentes, acamados as rotinas serão seguidas pelos cuidadores.

A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo, e num futuro próximo terremos uma grande população de idosos .Tem diversos aspectos que influenciam viver com boa qualidade de vida , como saúde, alimentação, moradia, cuidados dos familiares para com o idoso. A vida está ai para vivermos com dignidade, respeito, atenção e amor ao próximo.

It's Take Your Dogto Work Day (1)

 

Espero que tenha gostado e se quiser faça seu comentário! bjs

Lu Iannace

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *