Home / Acumulação Compulsiva / Acumulação Compulsiva

Acumulação Compulsiva

A acumulação compulsiva é um transtorno mental

Já assistiram a série Acumuladores Compulsivos da Dyscovery Home &Health?

Foto Discovery Home &health

Foto Discovery Home &health

Pois bem hoje falar nesse assunto sobre acumuladores é menos tabu diante dessa abertura e divulgação desses programas de televisão, com esse acesso as pessoas foram tomando mais conhecimento e sabendo mais sobre o problema que afeta um grande numero de pessoas.

#Saiba mais sobre o transtorno

Acumulação é uma condição clínica que se caracteriza pela incapacidade de descartar qualquer tipo de posse. Não tem apenas a ver com juntar coisas; ela envolve uma conexão psicológica e emocional com os itens. E são muitas essas posses de todos os tipos, papéis, revistas, jornais, sacolas, livros, roupas. Tudo vai se tornando um grande amontoado na maioria das vezes 100% lixo.

Acumuladores criam vínculos com objetos acreditando que estes dão uma sensação de conforto e segurança. O processo de deixar ir embora é penoso e doloroso. Eles sentem que ao descartar um objeto perdem parte de si mesmo.

Na maioria das vezes o motivo para guardar todos estes itens se divide entre sentimentalismo e medo de precisar deles no futuro. Na verdade, eles apenas evitam decidir o que fazer por causa do medo extremo de tomar a decisão errada jogando essas coisas fora ,por acharem que poderão precisar delas mais tarde.

#Ambiente e Segurança

É importante avaliar se o acumulador chegou a um ponto no qual começou a representar um perigo para si mesmo, no que diz respeito a um ambiente seguro e saudável, além da dificuldade nas suas relações sociais , no  impacto que seu comportamento está tendo sobre os outros, sem contar as possíveis consequências financeiras.

Acumuladores interditam praticamente todos os cômodos da casa. Guardam itens e  objetos em excesso em total desordem, o que afeta a  higiene devido a  poeira e mofo, ficando expostos a  riscos de incêndio, devido a dificuldade de escapar do local, por conta das saídas bloqueadas. Sofrem com os riscos de saúde pois muitas vezes não conseguem usar os cômodos adequadamente como a cozinha e o banheiro por estarem interditados ficando sem comer ou comer alimentos deteriorados e sem conseguir tomar banho.

#Organização

Para o acumulador isso tudo é normal, não há nada de de errado, portanto o familiar deve pedir permissão para ajudar ou indicar um Personal Organizer (organizador profissional). Com ajuda profissional deve-se desenvolver um plano para organizar e classificar  todos os itens, identificar, armazenar, empilhar.etc.

Lembre-se de que a acumulação é um assunto delicado. Evite causar aflição no acumulador. É importante ser gentil e paciente. Um acumulador pode sofrer uma crise de  ansiedade, caso alguém tente jogar seus itens fora sem pedir.

Acumuladores tem que se sentir no controle, precisam de ter metas estabelecidas, motivação e incentivo, para melhorar a qualidade de vida e funcionalidade do espaço.

O processo de limpeza e organização não ocorre de uma hora para outra, serão necessários muitos encontros ,muita calma, paciência e persistência , afinal foram anos de  acúmulo.

#Tratamento

Por ser um problema de saúde de grande complexidade , no  tratamento desse transtorno são indicados a  terapia e a medicação.

Se você conhece alguém com essas características que vive nessas condições oriente a  procurar ajuda médica e psicológica.

Lu Iannace

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *