Home / documentos / Organizando a papelada

Organizando a papelada

img_20160730_125450993_hdr

Como anda sua papelada, seus, documentos seus arquivos?

Apesar de vivermos na era digital , ainda recebemos e armazenamos muitos papéis e documentos, e como guardamos papéis! São documentos pessoais, seguros, impostos, registros de imóveis, consórcios, notas fiscais, condomínios, etc….

A gente precisa dar  importância para toda essa documentação, afinal vamos acumulando, e chega um dia você fala hoje vou colocar meus papéis em ordem.  De repente se depara com uma dimensão incalculável fica sem saber por onde começar. Na verdade as contas, informativos,revistas jornais eles são sabotadores. Você vai colocando uma carta sobre a outra e de repente tem 1000 contas para arquivar certo? É aí que  a gente  se perde e sem querer vira um acumulador de papéis! Eu digo isso porque é assim mesmo se você descuida e fica um tempo sem lidar com a papelada , você armazena dentro de um espaço pequeno e a pilha só vai crescendo.Como a papelada não toma muito espaço a gente perde a noção.

E para que você não se perca no meio dessa papelada e a sua vida se torne um caos na hora de você encontrar um documento ou uma conta  importante você tem que seguir alguns passos para poder manter esse seus arquivos sempre organizados.

Assim como com a organização dos cômodos da casa , com os papéis e documentos você vai proceder da mesma maneira ou seja evitar os acúmulos e desperdícios.

#Separe todos  documentos,  contas,  exames, material de escola / faculdade cursos , etc

#Verifique suas pendências: isso  implica em  você  ter que tomar alguma atitude com relação a uma documentação ou conta , talvez tenha que entrar em contato para checar algum pagamento/ serviço , essas pendências ficarão em análise.

#Arquive os documentos importantes que você não vai poder eliminar permanentemente ou por algum período de tempo.

#Recicle : jogue fora  tudo que não vai mais necessitar guardar. Você vai se surpreender com a quantidade de papel que sai para reciclagem.

Segue um link para te ajudar na hora de desapegar de seus papéis.  

http://www.trtsp.jus.br/consultas/232-institucional/gestao-documental/17946-prazos-de-guarda-de-documentos-do-ambito-domestico

#Crie seu sistema de organização de acordo com suas necessidades e use, pastas, caixas arquivos, gaveteiros , tornando seu acesso fácil e prático, ai quando precisar de um documento vai encontrar rapidinho.

# Digitalize: se preferir aderir ao mundo digital poderá manter suas contas/ pagamentos digitalizados.

#Administre sua caixa de entrada.Toda vez que você receber via correio documentos você deverá  abrir essas cartas verificar o que se trata e já fazer a separação. Ou seja você vai diretamente arquivar essa carta, ou vai colocá-la numa previsão de pagamento ou vai eliminar .

# Manutenção Depois dessas etapas fica mais fácil manter seus arquivos pessoais organizados , e você pode dar continuidade apenas fazendo uma  manutenção semanal/ quinzenal ou mensal.

Muito simples não acham? Então mãos a obra!

Lu Iannace

 

0315-s-600x600                                      pastas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *